COMO FAZER O CABELO CRESCER: 11 MITOS E VERDADES

CABELO CRESCE MAIS NA LUA CRESCENTE? PRENDER O CABELO PREJUDICA OS FIOS? VEJA RESPOSTAS PARA ESSAS E OUTRAS DÚVIDAS
Como fazer o cabelo crescer é uma preocupação bastante comum das mulheres. Na ânsia de dar uma força para a natureza, há quem se apegue a certas crenças do senso comum e acabe ignorando alguns cuidados que realmente podem fazer a diferença.

A seguir, veja o que é mito ou verdade quando se trata de crescimento de cabelo, de acordo com Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo; Adriana Benito, dermatologista e professora adjunta do Instituto Superior de Medicina, em São Paulo; e Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica especializada em tricologia capilar.

1. Cortar o cabelo com frequência acelera o crescimento: MITO
Cortar os fios não altera a velocidade com a qual eles crescem. O hábito, no entanto, pode melhorar a aparência do cabelo por retirar as pontas duplas.

2. Cortar o cabelo na lua crescente o faz crescer mais: MITO
Não existe comprovação científica para essa crença. O mesmo vale para os supostos efeitos das outras fases. A Minguante não enfraquece os fios, a cheia não aumenta o volume e tampouco a nova fortalece as raízes.

3. A caspa impede o cabelo de crescer: PARCIALMENTE VERDADE
Com a caspa ou a dermatite seborreica pode acontecer um entupimento do folículo piloso – estrutura tubular na qual nasce o fio –, o que prejudica o crescimento do cabelo.

4. Fumar prejudica o crescimento: VERDADE
Os componentes do cigarro – principalmente a nicotina – diminuem o calibre dos vasos sanguíneos, o que reduz o aporte de nutrientes para o fio.

5. Escovar cem vezes à noite ajuda o cabelo a crescer: MITO
A única coisa que a escovação excessiva pode fazer é arrancar fios.

6. Pentear embaixo do chuveiro é melhor: MITO
Os especialistas recomendam pentear ou escovar depois de lavar. Mas, antes de iniciar o processo, é preciso tirar o excesso de água. Escovar ou pentear os fios encharcados também pode levá-los a cair. Na hora de escolher pente e escova, dê preferência aos com dentes e cerdas largos.

7. O cabelo para de crescer quando envelhecemos: MITO
O ciclo de crescimento do fio é composto por três fases: anágena (de crescimento ativo), catágena (de repouso) e telógena (de queda). As etapas se repetem ao longo de toda a vida, salvo no caso de problemas de saúde. O que acontece é que, a partir dos 50 anos, a velocidade de crescimento cai pela metade.

8. Lavar todo dia prejudica os fios: MITO
Desde que a pessoa use os produtos corretos para seu tipo de cabelo, não há problema algum. Se, por características específicas dos seus fios, você preferir não lavar diariamente, lave, pelo menos, três vezes por semana.

9. Lavar com água quente não é bom para o cabelo: VERDADE
A água quente retira muita umidade dos fios, o que não é bom. Por isso, dê preferência a temperaturas mais amenas.

10. Massagear o couro cabeludo é recomendado: VERDADE
A massagem com as pontas dos dedos durante a lavagem ativa a circulação da região, o que é benéfico para o desenvolvimento dos fios.

11. Prender o cabelo prejudica os fios: VERDADE
Fazer penteados como rabo de cavalo muito apertado pode lesionar a raiz do cabelo e fazer os fios caírem por causa da tração.

Compartilhar Google Plus

Autor Vera Moitinho

Ola se precisar de ajuda, estarei a sua disposição, atendimento personalizado entre em CONTATO ou cick em whatSapp

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial