Sabonete Íntimo: saiba informações essenciais para a sua higiene íntima

Basta questionar sua mãe se ela utilizava sabonete íntimo quando era mais jovem e você descobrirá que esse tipo de produto é algo recente. Mas se o sabonete íntimo não existia antigamente, será que ele é mesmo tão essencial?
A verdade é que utilizar o sabonete íntimo não é algo obrigatório. Trata-se de um “plus” na higiene íntima da mulher. Algumas mulheres não sentem a necessidade de utilizar o produto. Já outras, que sofrem com odores e corrimentos, encontraram no sabonete íntimo a solução dos problemas.

Mas qual é o benefício de utilizar sabonete íntimo?
Basicamente, o sabonete íntimo vai manter o pH e a hidratação da pele. Por se tratar de um sabonete mais suave, ele evita a remoção excessiva da gordura da pele na região. Tal gordura é benéfica pois ela é uma forma de proteção, além de evitar a desidratação.
Se você está interessada em começar a utilizar um sabonete especial para sua higiene íntima, descubra nesse post algumas informações e dicas importantes para levar em consideração. E se você já utiliza o sabonete, saiba como melhorar a utilização do seu produto contribuindo ainda mais para sua saúde íntima.
A diferença entre um sabonete íntimo e um sabonete normal
Ginecologistas informam que o efeito do uso do sabonete íntimo basicamente é de equilibrar o pH do sabonete com o pH da pele vulvar. Os sabonetes em barra possuem um pH alcalino, enquanto os íntimos, um pH mais ácido, equivalente à região íntima da mulher.
Para ser mais específica, os sabonetes íntimos têm um pH que varia entre 4,5 a 5,5, bem próximo ao pH da região da vulva da mulher. Além disso, esses produtos são hipoalergênicos, ou seja, possuem poucas chances de criar alergias. A Vagisil é uma das marcas que produz sabonetes íntimos hipoalergênicos.
Esses detalhes são essenciais para que o sabonete não afete a proteção natural da região íntima além de proporcionar uma melhor higiene e proteção.

Como usar o sabonete íntimo?
Aplique uma pequena quantidade nas pontas dos dedos e realize a higiene na vulva (parte externa, entre os grandes lábios). Realize movimentos leves e ao terminar, exágue bastante removendo todo o sabonete.
Não é necessário aplicar o sabonete na vagina (parte entre os pequenos lábios). Pois essa região possui um pH diferente, além de já acumular menos gordura do que a vulva. Assim, a aplicação do sabonete na região pode prejudicar a defesa natural contra bactérias.

Sabonete íntimo faz mal?
Especialistas aconselham a utilização diária do sabonete íntimo porém, não ultrapassando mais de 3 vezes ao dia. Sendo que o mais ideal é aplicar apenas uma vez ao dia.
Além do limite de aplicações, o sabonete íntimo também não pode ser utilizado internamente, pois poderá causar alergias. Outro detalhe importante é não ultrapassar mais do que três minutos de aplicação e não esfregar demasiadamente.
Todos esses cuidados são importantes para não afetar a integridade natural da região íntima da mulher.
Ginecologistas afirmam que os “riscos” se apresentam somente quando ocorre a aplicação excessiva ou a fricção exagerada. Nesses casos, pode ocorrer a remoção da camada de gordura natural da região, prejudicando a proteção e causando desidratação.
Continue lendo para saber as indicações sobre a utilização do sabonete íntimo na gravidez, além de dicas para cuidar da higiene íntima e as melhores marcas de sabonete íntimo no mercado.

Grávidas podem usar sabonete íntimo?
A utilização do sabonete íntimo durante a gravidez é um tanto polêmica já que alguns ginecologistas não indicam seu uso. Por outro lado, a maioria dos médicos aconselha que as mulheres mantenham seus hábitos de higienização, mantendo assim o uso do sabonete íntimo.
A grande questão gira em torno do fato de que as grávidas possuem um pH vaginal ainda mais ácido do que o natural, facilitando o risco de infecções como a candidíase. Assim, a utilização do sabonete íntimo poderia não ter efeito benéfico na higiene da mulher.
No entanto, já que a recomendação maior é que a mulher mantenha os hábitos e as marcas de sabonete que tinha antes da gravidez, o mais interessante é continuar usando. Nesse caso, ginecologistas recomendam mais os produtos com glicerina.

Dicas importantes e dúvidas sobre a higiene íntima da mulher
Abaixo você vai ver a resposta para a muitas perguntas frequentes sobre o que fazer e o que não fazer quando se trata de higiene íntima. Confira:
– Sabonete íntimo durante o período menstrual
Pode ser utilizado normalmente. Inclusive, justamente neste período recomenda-se a higienização íntima de forma mais frequente. Proporcionando limpeza e reduzindo a umidade do local.

– Cuidados além do sabonete íntimo
Os médicos afirmam que de nada adianta utilizar corretamente o sabonete íntimo e se esquecer dos outros cuidados. É crucial secar bem a região com uma toalha macia depois do banho e utilizar calcinhas de algodão.

– Lenços umedecidos e desodorantes íntimos, usar ou não usar?
Os lenços umedecidos podem ser facilitadores na higiene íntima quando você passa muito tempo fora de casa. Tomando sempre o cuidado de não esfregar demais para não prejudicar a integridade da pele.
No entanto, o uso de desodorantes não é recomendado pelos médicos pela possibilidade de irritação do local.

– Lavar a vagina após urinar? E após o sexo?
Lavar a região íntima com água e sabão toda vez que você faz xixi? Não parece uma ideia razoável. E, segundo os médicos, também não é necessário.
Agora, após a relação sexual é interessante urinar, limpando o canal da uretra, evitando infecções e lavar a vagina com água e sabão.

– Duchas vaginais, benéficas ou nocivas?
Nocivas. A ducha vaginal só prejudicará a proteção natural da região íntima da mulher. Além de poder “empurrar” as bactérias para dentro do canal vaginal.

– Lavar a calcinha no banho?
Muitos especialistas afirmam que o problema não está em lavar a calcinha no banho. Mas sim, em deixá-la secando no banheiro que geralmente é um ambiente úmido, um atmosfera adorada por bactérias. Além de enxaguar bem para retirar todo o sabão, deixe a calcinha secando em um local ventilado.



Compartilhar Google Plus

Autor Vera Moitinho

Ola se precisar de ajuda, estarei a sua disposição, atendimento personalizado entre em CONTATO ou cick em whatSapp

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial