Desapega que dói menos!

Desapega, sua saúde em primeiro lugar: entenda o porquê de os cosméticos vencerem, saiba a média de vencimento dos principais produtos de beleza e comece agora mesmo a limpar seu armário.

É natural! A gente compra, compra, compra. Começa usando muito, depois usa com frequência, depois usa eventualmente até deixar de lado. Este é praticamente o ciclo de vida de um cosmético após sua compra. E não porque deixamos de usar cosméticos que eles se tornam estoques; a verdade é que a variedade de promessas em forma de potinhos coloridos são tantas que temos quase que uma compulsão por comprar tudo o que é novidade, apostando em fórmulas progressivamente melhores, mais cheirosas, agradáveis e eficazes para suas finalidades.

Isso acontece porque cosméticos são os principais aliados da beleza feminina, e está para nascer a mulher que não possui uma gama de cores de batom, uma série de cremes específicos para cada parte do corpo, um bom acervo de finalizadores para cabelos, etc. Porém, se não forem usados corretamente – leia-se dentro do prazo indicado por sua validade –, estes cosméticos podem tornar-se vilões causadores de reações indesejadas: vermelhidão, coceiras, queimaduras, fungos e até alergias mais sérias.
Uma coisa deve ficar clara: lugar de produto vencido é no lixo. Desapega, que dói menos!! Não adianta ficar sentida por desperdiçar metade de um frasco de creme, ou mesmo aquele seu potinho de sombra magnífica que ainda está inteiro, ou aquele batom que acabou usando pouquíssimas vezes. É melhor investir em novos produtos e substituí-los, do que arriscar sua saúde.

Mas como saber se devo ou não me desfazer do produto imediatamente após seu vencimento? Será que um produto realmente vence na data indicada??
Por segurança, recomenda-se desfazer-se do produto tão logo atinja a data de validade. Entretanto, cosmetólogos – especialistas em cosméticos – sinalizam que um produto não se estraga do dia para a noite, então sempre existe um prazo adicional àquele produto que ainda aparenta estar em boas condições. A margem de segurança é de 15 dias após a data sinalizada na embalagem. O problema é que alguns químicos utilizados em suas fórmulas passam a não reagir mais depois do prazo de validade, expondo seu cosmético favorito a condições de contaminação bactericida, fungicida e virucida. Basicamente, é por estes fatores que a validade tem que ser levada a sério, embora exista essa margem de segurança de duas semanas em média. Um cosmético já vencido, seja creme ou maquiagem, não oferece garantia da eficácia dos ingredientes empregados. Ele pode sofrer oxidação, o que pode acarretar em problemas como irritação na pele e tantas outras reações alérgicas.

Se ainda não está convencida, tem mais: não adianta insistir em usar um produto vencido mesmo, simplesmente pelo fato de que ele já não terá o efeito de antes! Ou seja, além de você colocar em risco a saúde da sua pele e sua saúde imunológica também, o uso do cosmético será em vão. Sua durabilidade e demais efeitos prometidos não surtirão resultado.
No geral, é simples saber quando o cosmético está vencido. Além da indicação no frasco, há mudanças visíveis em cor, cheiro, viscosidade, etc.

Conheça abaixo a média de validade de alguns produtos indispensáveis para a maioria das mulheres mortais:
Base e Corretivo: 18 meses
Batom e Gloss: 18 meses
Pó Compacto, Blush, Sombras e Iluminadores em pó: 24 meses
Sombra, Delineador, Iluminadores em creme: 12 meses
Máscara para Cílios: 6 meses
Perfumes: 3 a 5 anos
Esmaltes: 24 meses
Filtro solar: 12 meses
Creme para rosto: 6 a 12 meses
Cremes para o corpo: 12 a 18 meses
Produtos para cabelo: 12 meses

Dicas de ouro:
1. Não se engane achando que se você comprar um super pote de sombra ou de creme você está economizando. Dê preferência para embalagens menores que você sabe que vai conseguir utilizar antes de passar a validade.

2. Nunca guarde suas maquiagens no banheiro. Isso diminui a validade delas em mais de 60%. Guarde-as em um lugar arejado, longe do calor ou da umidade.

3. O método de aplicação também influencia na duração da maquiagem. Sempre mantenha seus pincéis e esponjas limpos e higienizados.

4. Alguns produtos vêm com a data de fabricação/validade estampada na caixinha de papelão. O problema é que a maioria das pessoas joga essa caixinha fora. Se esse é o seu caso, compre minietiquetas e cole nos seus produtinhos com as datas para que você não esqueça.

Agora, corra e inspecione seu banheiro, sua penteadeira e seu guarda-roupas e comece a desapegar já!!
De nada adianta acumular produtos vencidos, não é meninas? Como vimos, as desvantagens são bem maiores do que as vantagens!

Compartilhar Google Plus

Autor Vera Moitinho

Ola se precisar de ajuda, estarei a sua disposição, atendimento personalizado entre em CONTATO ou cick em whatSapp

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial